Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

domingo, 7 de março de 2010

Posso congelar peixe que já foi congelado?


Tenho uma bebé de 7 meses que está agora a iniciar-se na aventura do peixe. A minha questão é relativamente à utilização de peixe congelado na sopa que depois vou congelar. É que nem sempre é fácil encontrar o peixe fresco adequado....É incorrecto proceder assim? (Mamã Fátima, bebé 7 meses).

Relativamente à sua questão informo do seguinte:

- Tendo em conta que o peixe apresenta um bom padrão de qualidade, tal como o peixe ultra-congelado se caracteriza, poderá cozinhar o peixe, incorporá-lo na sopa e congelar a sopa durante cerca de 2 meses. Saiba contudo que os processos de re-congelação dos alimentos são proibidos, no geral, não só por uma questão de segurança alimentar, do foro microbiológico, mas também por perda das características nutricionais e sensoriais que o alimento sofre, após o processo culinário e consequente perda de água.

Assim, a única excepção em que o alimento congelado pode voltar a ser congelado é quando o modo culinário inclui um molho, ou suficiente quantidade de água capaz de neutralizar a perda de água que ocorre durante a descongelação e consequente confecção. Por esta razão, a sopa é também um alimento que permite a re-congelação. Tenha apenas o cuidado para não deixar passar muito tempo entre a cozedura do peixe e a congelação da sopa, evitando contaminação microbiológica.

Dra. Solange Burri
Consultora em Alimentação


Ler também:
Como arrefecer os alimentos?
Posso congelar a sopa ainda quente?
A segurança do peixe gato
Peixe capturado ou de aquicultura?
Que peixe comprar para a Bebé?
Receita Microondas: Peixe assado no microondas

Sigam BabySol® nas Redes Sociais:



Email

Receba as actualizações do Portal BabySOL® :


Introduza o seu email:







Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!