Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

sábado, 20 de junho de 2009

SOS Alimentação: A leitura do rótulo...

Bookmark and Share
De novo, fui convidada pela Inforlíder, para escrever mais um artigo patrocinado. Desta vez sensibilizando para a importância de se saber interpretar a informação existente nos rótulos dos produtos alimentares.
De facto, este assunto merece a consideração máxima de todos os consumidores pois será a composição nutricional dos produtos adquiridos que irá favorecer, ou não, a implementação efectiva de hábitos saudáveis.
Muitas vezes constato no apoio personalizado que ofereço por email da ausência de informação que as pessoas têm neste domínio, comprometendo por vezes, a ideia de alimentação saudável que julgam estar a implementar no contexto doméstico.
Por outro lado, e lamento ter que afirmar isto, mas muitas vezes a informação é camuflada, estrategicamente, para que o consumidor adquira o produto, e não se aperceba da sua formulação menos saudável.
Assim, um dos grandes problemas da leitura e interpretação do rótulo alimentar é a ausência total de um padrão de informação, ou seja, cada industrial escreve o que quer, onde quer, como quer, desde que assegure as condições mínimas de informação, previstas na legislação daquele produto. E pior que não estar informado, é mesmo ter um consumidor confuso!

Esta situação exige pertinente auscultação, quando se fala de Alimentação Infantil. Se por um lado, as crianças de idades mais precoces têm especificidades nutricionais muito específicas, por outro lado, poderão despoletar precocemente alergias ou intolerâncias se determinados alimentos, como citrinos, frutos vermelhos, produtos de soja ou à base de PLV, entre outros, forem adicionados antes do seu imaturo sistema digestivo ser capaz de os digerir.

Portanto, o que aparentemente parece fácil, quando se adquirem produtos adequados sobretudo para crianças, pode tornar-se num mau hábito alimentar, negligente a longo prazo, se não se tem a sensibilidade de compreender o que está a falhar.

Alertando para esta forte temática alimentar, gostaria de vos convidar a espreitar as tabelas nutricionais e a respectiva lista de ingredientes de alguns produtos alimentares que compram habitualmente: poderão analisar não só a informação inútil, por vezes em excesso, em detrimento de informação camuflada, de difícil percepção, que não só corrompe e baralha, como desvia a atenção do consumidor mais preocupado para a informação realmente importante...

Fiscalização precisa-se!

Enquanto isso não acontece, BabySol promete entrar em acção...! (Com um jeitoso destes no supermercado, quem não entraria? :-))))...bem isso poderia ser abordado noutro post, noutro blog...pois claro!

Fiquem por perto e não percam a análise de alguns casos particulares...para breve, aqui no Blog! Entretanto disparem aqui as vossas dúvidas!

Obrigada Inforlíder por patrocinar este artigo e promover Seminários babySol com estas temáticas, de índole geral e reconhecido interesse público.

Parceria:
Image Hosted by ImageShack.us





Leia também estes artigos:


Sigam BabySol® nas Redes Sociais:



Email

Receba as actualizações do Portal BabySOL®:

Introduza o seu email:


3 comentários:

  1. Entra hoje em vigor num novo sistema de comentários no blog babySol...talvez assim consiga convencer a "malta" a interagir mais...

    bjs, isto é um teste!

    Solange

    ResponderEliminar
  2. Olá Solange,
    Está prevista alguma workshop destas em Lisboa?
    Bjs
    Sónia Oliveira mamã da Marta

    ResponderEliminar
  3. Olá Sónia
    Após o período de férias vai ser agendado um em Leiria e outro em Lisboa, sim. De desejar realizar a sua pré-inscrição, contacte o email BabySol.
    Obrigada pelo interesse demonstrado e pelo comentário também :-)
    bjs e fique por perto!
    Solange

    ResponderEliminar

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!