Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

terça-feira, 6 de abril de 2010

Micro-ondas: Como cozer legumes a vapor?


Costumava cozinhar a vapor mas, agora que comprei um microondas, estou tentada a utilizá-lo e tirar o melhor partido desta ferramenta. Queria saber o seguinte:
- De que forma poderei cozinhar os legumes a vapor para a sopa do bebé no microondas? Posso colocar vários legumes no mesmo recipiente, bem cortadinhos, semi tapados.

- Com ou sem água ?
- E que tipo de recipiente utilizo: raso, em forma de tigela?
- E a potência em que devo cozinhar? (Mamã E.)

Tem toda a razão! O processo de cozedura a vapor é muito saudável e para além de ser feito no fogão, ou em aparelhos próprios, pode perfeitamente ser realizada também no microondas. Mas, antes de mais, considero importante elucidar sobre a melhor forma de tirar partido deste excepcional aparelho. Existem 3 regras de ouro que deve respeitar para utilizar o microondas:

- Utilizar recipientes próprios para micro-ondas: desse modo evitam-se danos nos materiais e além disso o processo culinário é mais rápido;
- Mexer sempre os alimentos a meio do processo culinário, para impedir "pontos frios" e portanto zonas onde os alimentos serão menos cozinhados. Este aspecto é particularmente importante no aquecimento de alimentos que foram previamente cozinhados, para garantir a sua segurança microbiológica sobretudo resultante do processo congelação/descongelação;
- Não utilizar grandes quantidades de alimento porque não é eficaz.

Para cozinhar a vapor os legumes deve cortá-los em pedaços e lavá-los bem. Depois pode utilizar, um das 3 seguintes formas:

- Num recipiente semi-tapado, de cerâmica ou plástico, coloque um fundinho de água apenas e por cima os legumes cortadinhos. Utilize a potência máxima e vá vigiando, abrindo para mexer e para avaliar a cozedura.
- Pode cozer a vapor, em recipientes à venda, próprios para o efeito (ver figura). Para tal, deve colocar igualmente um fundinho de água. A diferença entre este método e o anterior residirá no tempo de preparação, condicionado pelo material do recipiente utilizado;
- Recorrendo a sacos próprios à venda nas grandes superfícies. Nesse caso não necessita adicionar água, bastando os pedaços de legumes estarem bem lavados.

Os tempos e as potências baixa/média/alta variam em função de cada microondas, pois há aparelhos mais potentes que outros.

Consultora em Alimentação

Leia também:


Então, agora diga-me... Porque é que ainda não começou a cozinhar no micro-ondas?



Receba as actualizações do Portal BabySOL® :

Introduza o seu email:



2 comentários:

  1. Ótimo. Assim terei legumes e verduras com maior teor nutritivo em minha alimentação.

    Obrigado pelas informações.

    ResponderEliminar
  2. Olá Dra. Solange, tenho um menino com 3 anos que foi sempre dificil para comer solidos, o que ele come bem é a sopa C/carne ou peixe, solidos arroz e massa e fruta (maça, pera, banana) pão e bolachas maria só, de vez enquando come carne grelhada e o peixe mas rejeita muitas vezes. o que tenho feito e mesmo a sopa com a proteina aninal, visto que ele rejeita poe na boca e cospe a carne ou o peixe. Gostaria que me ajudasse ou dar-me uma ideia que consiga contornar esta situação.
    Aguardo atenciosamente,
    Sara V.

    ResponderEliminar

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!