Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

terça-feira, 7 de outubro de 2008

DICA: Cozer a vapor no fogão...como?

Confecciono a sopa (puré) do meu filho da seguinte forma:
- Coloco um pouco de água numa panela e por cima da panela tenho um recipiente próprio de cozer a vapor. Normalmente coloco os legumes no recipiente de cima e, depois de cozidos, retiro-os e aproveito a água para cozer a carne ou o peixe embrulhados em papel de alumínio.

- Às vezes coloco a carne/peixe na parte de cima, juntamente com os legumes, mas todos embrulhados em papel de alumínio, para que não se misturem os sabores da carne/peixe com os legumes, a não ser que a quantidade de legumes seja para uma dose e aí cozo tudo junto ao vapor. No fim da cozedura raramente acrescento água para o puré, uma questão de opção. Mas aproveito a pouca água que fica dentro do aluminio, que os legumes libertaram, para a sopa do bébé. Da descrição que fiz há alguma coisa dque esteja incorrecta? Há algum problema em utilizar a água que esteve em contacto com o alumínio? Qual a melhor forma de cozinhar os alimentos a vapor? (Mãmã S., filhote 11 meses)

Pode e deve preservar essa água que fica dentro do aluminio, que retém as vitaminas que os legumes largaram, durante a cozedura. Aproveite-a para a sopa do bébé mas evite voltar aquecê-la para não perder nutrientes.
Sim, a cozedura a vapor é a mais nutritiva. O que me falou foi guardar a água de cozer os papelotes (a que está por baixo) para cozer nela também a carne, a vapor. Pode aproveitar esta água, mas apenas se a carne também estever em papelotes.

A cozedura a vapor implica sempre temperaturas superiores a 100ºC para que a água ferva. Deve cortar os alimentos, usar peças carne/peixe finas, legumes bem cortadinhos para que o processo seja o menos demorado possivel, que é sempre a desvantagem deste processo culinário.
Dica: aproveito a oportunidade para vos mostrar um acessório muito interessante para toda a gente cozinhar vapor, não necessitando de panelas especificas para o efeito.

Dra. Solange Burri
Consultora em Alimentação

Sigam BabySol® nas Redes Sociais:



Email

Receba as actualizações do Portal BabySOL®:

Introduza o seu email:


2 comentários:

  1. Olá!
    Eu tenho uma máquina para cozer a vapor da BEABA. Posso aproveitar a água para moer os legumes e assim não fica tão espesso?
    Obrigada

    ResponderEliminar
  2. Sim, Sandrita, claro que sim.
    bjs e obrg pelo comentário!

    Solange

    ResponderEliminar

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!