Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

domingo, 12 de julho de 2009

ALERTA: Como saber a frescura dos ovos...?

À semelhança do artigo "O Mito da Banana", este artigo é também um dos ex-libris do Blog BabySol®. Simplesmente porque contesta o habitual armazenamento na porta do frigorífico e explica porque razão não são encontrados refrigerados à venda nos supermercados...
Por isso, nunca é demais relembrar...
Aqui vos deixo algumas recomendações relativas à compra, manuseamento e armazenamento dos ovos cuja utilização deve ser criteriosa quando aplicados em receitas onde são consumidos crús ou mal cozinhados.
Dica 1: sempre que se partem ovos, deve ter-se o cuidado de partir para uma tacinha à parte e só depois incorporar na mistura final. Se sai um estragado, todo o resto não fica comprometido!
Dica 2: para avaliar a frescura dos ovos que vamos cozinhar, nada mais fácil de que colocar dentro de um recipiente com água. Só os que ficarem no fundo devem ser aproveitados! À medida que envelhece, o ovo vai perdendo humidade que compensa pela absorção de ar. Por isso, bóia.
Dica 3: os ovos devem sempre ser guardados no interior do frigorífico e não na porta (salvo se tiver tampa) porque não devem ser expostos a variações de temperatura mais sentidas nesta zona! Gotículas de condensação que facilmente se formam na casca podem ser um potencial veículo das bactérias. Esta é a fundamental regra porque os ovos, alvo de forte impacto alimentar, nunca são refrigerados nas zonas comerciais! Boa?

Moral da história: devem sempre ser bem frescos, devem sofrer a menor variação possível de temperatura e serem bem cozinhados.
Já agora saiba que, geralmente, a gema pode ser introduzida na alimentação dos filhotes por volta dos 9 meses, salvo casos de alergia...mas a clara só deverá ser introduzida depois dos 12 meses...Porquê?
- Porque é mais alergénica;
- Porque inibe a absorção de outros nutrientes o que merece particular atenção pois a diversificação alimentar não é muito abundante antes do primeiro ano de idade...

Agora eu pergunto: como, de facto, se podem contaminar os ovos, se armazenados em ambiente refrigerado, nos supermercados?


Dra. Solange Burri
Consultora em Alimentação

Leia também:

Sigam BabySol® nas Redes Sociais:



Email

Receba as actualizações do Portal BabySOL®:

Introduza o seu email:


2 comentários:

  1. Bom dia

    Fiquei com uma dúvida; afinal deve-se guardar os ovos dentro ou fora do frigorifico? Já que nos espaços comerciais não estão no frio porquê guardá-los no frio em casa?

    Obrigada.

    Maria

    ResponderEliminar
  2. Olá
    Antes de mais, obrigada pelo seu comentário.
    De facto,os ovos devem estar sempre em ambiente refrigerado e nunca serem submetidos a diferenças de temperatura...por esse facto é que, ao contrário do que se pensa, nunca devem ser guardados na porta dos frigorificos.
    Assim, em cada, deve guardar sempre no frigorifico, preferencialmente nas prateleiras mais frias, que correspondem àquelas mais perto do congelador.
    Espero ter ajudado.
    Bjs e fique por perto!
    Solange

    ResponderEliminar

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!